segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Além do Peso - Reality Show sobre a perda de peso

Nos últimos 10-15 anos, muito tem se falado sobre, e apresentado, os tais reality shows, programas que mostram a realidade de um grupo de pessoas em uma determinada situação. 
As motivações, o cenário e o contexto desses programas são diversos, mas na grande maioria dos casos, esses programas se resumem em uma única palavra: FUTILIDADE. Não nos agregam nada, inclusive porque em muitos casos são especialmente programados para causar as brigas e intrigas entre os participantes. Ou seja, na minha opinião, muitos dos reality show são na verdade (me desculpem o vocabulário) Big BOSTAS.

No entanto, zapeando os canais essa tarde, parei na Rede Record, no Programa da Tarde, quando estavam começando a falar da 2ª temporada do Além do Peso, reality sobre a perda de pesos de seus participantes, com uma competição entre eles, e acompanhamento de especialistas como uma endocrinologista, um profissional de educação física, uma nutricionista e uma psicóloga.
Não nego que muito já assisti a esses shows da realidade, mas hoje em dia dificilmente um programa desse me atrai a atenção. No entanto, me interessei por continuar assistindo. Vi, então, dois participantes se apresentarem. 
Uma participante, atualmente com 160 kg, falou um pouco sobre sua vida, suas compulsões, as dificuldades em função da obesidade, seus sonhos.... Um dos grandes sonhos dela é, simplesmente, poder cruzar as pernas.
Outro participante, um rapaz de 20 anos com cerca de 160 kg também, falou sobre sua dificuldade de relacionamentos, que antes era bem extrovertido, depois que se ornou um obeso, passou a ficar apenas dentro de casa, poucos amigos e sem namorada. 
Pois bem, com tanta futilidade rolando em nossa TV, participantes falando que não fogem da briga e que têm gêno explosivo mesmo (e o Kiko?) em outros canais, esses depoimentos me tocaram. Nunca passei pelo que eles passam, nem mesmo estou perto disso, mas já sinto a necessidade de mudanças de hábito para ter uma melhor qualidade de vida. Imagina uma mulher que não pode cruzar as pernas (gesto tão feminino), que já ouviu da filha criança que queria ter uma mãe magra.... Um jovem com relacionamentos empobrecidos em razão de sua baixo auto-estima...
Não é uma questão estética.É uma questão de saúde, não só física, mas psicológica.
Acho que foi por isso que gostei do programa, pois ele  trata de uma temática que realmente importa, o ganho de saúde e qualidade de vida, e os aspectos da vida de cada um que isso envolve.
Infelizmente, agora que as minhas férias estão acabando, eu não poderei acompanhar como gostaria, mas não deixa de ser um programa que eu recomendo pra quem tiver buscando uma vida mais saudável através da perda de peso.

Fica adica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O intuito deste blog é justamente a troca de ideias sobre o emagrecimento e o que envolve este processo. Por favor, DEIXE SEU COMENTÁRIO, pois essa troca é sempre benvinda!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...