sábado, 23 de novembro de 2013

PENSE MAGRO - Pensamentos Sabotadores

No meu penúltimo post falei sobre a minha retomada da leitura do livro Pense Magro.
Pois bem, continuo lendo-o e hoje vou escrever um pouco sobre os Pensamentos Sabotadores.
São estes benditos que, principalmente, acabam com a nossa busca por um corpo mais saudável e magro.
Complementando a postagem anterior sobre este assunto, nossos comportamentos são precedidos por pensamentos. Os pensamentos sabotadores são aqueles que nos levam a agir de forma disfuncional; são, então, aqueles que nos levam a sair da dieta e de uma rotina saudável.
Os pensamentos sabotadores tornam a nossa escolha por uma vida mais saudável muito mais difícil, e alguns exemplos no caso da dieta dados pela Judith Beck são bem comuns:
  • Pensamentos sabotadores te incentivam a comer, te dão permissão, racionalizando seu comportamento; 
  • Pensamentos sabotadores minam sua autoconfiança, te fazem achar que não adianta continuar tentando, pois não vai conseguir emagrecer (só porque teve uma falha);
  • Pensamentos sabotadores te autorizam a desconsiderar os conselhos dados no livro, e te fazem pensar que não precisa de realizar uma determinada tarefa;
  • Pensamentos sabotadores aumentam seu nível geral de estresse (tipo a birra da criança quando a mãe não compra aquela bolacha no supermercado).
A boa notícia é que a gente pode aprender a ter controle sobre nossas decisões que influenciam a dieta.

Se você puder identificar os estímulos que provocam os pensamentos 
sabotadores e que o levam a comer de maneira adequada, você poderá minimizar 
sua exposição a eles ou mudar a forma de enfrentá-los (p. 35).

Segundo a J. Beck, comer começa comum estímulo, que pode ser tanto ambiental, como biológico, mental, emocional e/ou social. Por isso é preciso prestar atenção nos estimula a comer para que alguns padrões de comportamento possam ser identificados e alterados. Nesse sentido, é preciso saber diferenciar o que é fome, sede, desejo e desejo incontrolável.

Retirado do Google Imagens
Nos últimos dias tenho tentado observar meus pensamentos e comportamentos com relação à dieta. Realmente, muitoooos sabotadores.... Sabe aquele anjinho mau que fica te dizendo, "vai lá, come, é só hoje, só isso não vai fazer diferença...", então, quando a gente tenta emagrecer é que a gente percebe a força que ele tem, e lutar contra ele é tão tenso, que às vezes a gente desiste e come logo aquela lasanha e aquela super sobremesa... Mas depois a gente fica triste...
Sem pensar na balança, se o resultado do pensamento, o comportamento de comer nos deixa triste, é porque há algo de disfuncional nessa relação e sendo assim, algo deve mudar.
Confesso, não é nenhum puco fácil, mas eu estou tentando... Já estou há 29 dias sem chocolate e refrigerante... Tem dias que da vontade de se jogar no chão como a criança do supermercado, mas não sou eu mesma quem está no controle disso tudo aqui? O que eu quero é isso? Então, tenho que ser forte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O intuito deste blog é justamente a troca de ideias sobre o emagrecimento e o que envolve este processo. Por favor, DEIXE SEU COMENTÁRIO, pois essa troca é sempre benvinda!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...