quinta-feira, 13 de junho de 2013

DIETA Vivamil Emagrecimento

Na semana passada, dia 04 de junho, eu recebi por e-mail um cardápio para a perda de peso e algumas orientações mais propostas pelas Equipe de Nutrição do programa Vivamil Emagrecimento da Unidade Avançada - Hospital Vitória.
Pensei que fosse receber essa proposta de dieta apenas no final do mês, quando na sessão em grupo com a nutricionista, mas ela já veio por email, pouco menos de duas semanas depois de eu entregar o questionário de estilo de vida preenchido para a médica.
Também pensei que fossem aparecer na proposta alguns alimentos que não gosto, coisas que não tenho costume de comer e tal, mas eu me enganei mais uma vez.
Não é nada difícil ou complicado. Coisa ou outra eu não tenho o hábito ou o alimento não agrada o paladar.
Já disse em algum momento em outro post deste blog que não sou é minha intenção ficar compartilhando o que como ou mesmo a dieta proposta para mim, pois penso que lendo o que alguém escreve, outra pessoa possa pensar que aquilo é totalmente válido para ela. Na verdade, o que eu vejo por ai muitas vezes são refeições que, por exemplo, não satisfariam a mim. Cada um tem uma forma de funcionar e por isso que eu acredito que a dieta seja bem pessoal também, mesmo que seja nutritiva.
No entanto, apesar do que acabo de dizer, vou compartilhar aqui a dieta recebida dentro do programa Vivamil Emagrecimento (ressaltando que a proposta pode ser nutritiva, mas vale a pena a consulta de cada um com um nutricionista).
Mudei a formatação do arquivo para facilitar a compreensão aqui no blog. Como se verá, a maioria das refeições, como café e almoço, deve conter mais de um tipo de alimento, e para cada um deles, há possibilidades de substituição (ou).
Vamos lá:

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DIETA ÉRIKA - MAIO/2013 

Retirado do Google Imagens

Café da manhã (06h30)
Ø      2 fatias de pão de forma integral ou 2 fatias de pão light ou 3 torradas integrais/light  5 biscoitos cream cracker integral ou 1 xícara de cereal matinal integral (Nesfit ou Corn flakes)
Ø      1 colher (sobr) de requeijão light ou 1 colher (sopa) cottage ou 1 colher (sopa) de creme de ricota ou 2 pontas de faca de margarina light ou 1 fatia de queijo branco ou 1 col. (sobr) geléia light
Ø      1 xícara (200ml) de Leite desnatado  ou 1 copo de iogurte light ou 1 copo de leite de soja light
Ø      1 xícara de café ou chá
Ø      3 a 5 gotas de adoçante ou um sache

Lanche da manhã (10h00)
Ø      1 unidade de Iogurte Light + 1 colher sopa aveia ou 1 fruta ou 1 caixinha de suco de soja light ou 1 barra de cereal

Almoço (13h00)
Ø      Salada crua à vontade: alface, rúcula, agrião, acelga, espinafre, repolho, endívia, rabanete, pepino, tomate
Ø      1 colher (servir) de verdura/legumes cozidos: Abobrinha, abóbora, chuchu, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, vagem, cenoura, beterraba, repolho, acelga
Ø      1 filé (médio) de filé de frango grelhado ou 1 filé de peixe grelhado ou 1 filé de carne vermelha magra grelhada ou 1 colher (servir) de frango, peixe ou carne assada ou cozida sem molho ou ½ lata de atum light ou omelete de 1 ovo
Ø      2 colheres (sopa) de feijão ou 2 colheres (sopa) de grão de bico ou soja ou ervilha ou lentilha
Ø      4 colheres (sopa) de arroz integral ou 1 colher (servir) de macarrão integral ou 3 colheres (sopa) de purê ou 1 batata (pequena) cozida/assada
Ø      100 ml de gelatina light ou 1 fruta

Lanche da tarde (16h00)
Ø    3 biscoitos gergelim + 1 caixinha de suco soja light ou Iogurte light + 1 colher (sopa) de granola light ou 4 cookies Jasmine integral + 1 xícara de chá com adoçante ou 1 copo de vitamina (leite desnatado + fruta) ou 1 copo de salada de frutas

Jantar (19h30)
Ø      Salada crua à vontade: alface, rúcula, agrião, acelga, espinafre, repolho, endívia, rabanete, pepino, tomate
Ø      1 colher (servir) de verdura/legumes cozidos: Abobrinha, abóbora, chuchu, brócolis, couve-flor, couve-manteiga, vagem, cenoura, beterraba, repolho, acelga
Ø      1 colher (servir) de peixe assado ou 1 filé de frango grelhado ou 1 filé de carne vermelha magra grelhada ou 1 colher (servir) de frango ou carne assada ou cozida sem molho ou 1 omelete ou ½ lata de atum light
Ø      1 fruta ou 100 ml de gelatina light

Ceia (21h00) - Se necessário
Ø      1 xícara (200ml) de Chá com adoçante ou 1 copo de suco de frutas sem açúcar

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ORIENTAÇÕES PARA A PERDA DE PESO 
  • MASTIGAR bem os alimentos;
  • Se alimentar de 3 em 3 horas, para evitar o gasto de energia através de massa magra (músculo);
  • PREFEFIR preparações assadas, grelhadas ou cozidas sem molho. Fritura não traz benefício para a sua saúde.
  • PREFERIR os carboidratos (arroz, macarrão, pão, bolacha, torrada, bolo) integrais; Além de fornecerem energia, promovem saciedade e diminuem a absorção de gordura e açúcar;
  • EVITAR doces: balas, chocolates, doces de compota, chicletes, pirulitos, bolos recheados, pães recheados, bolacha recheada; Os mesmos são ricos em açúcar. Em excesso, aumentam a circunferência abdominal;
  • PREFERIR queijo branco aos amarelos pois este possuem mais gordura e mais sódio (sal), que ajuda a reter líquido, aumentando o peso;
  • EVITE refrigerante e bebidas alcoólicas;
  • EVITE ingerir líquido junto com as principais refeições, pois a digestão e absorção de nutrientes importantes para a perda de peso fica prejudicada;
  • BEBA no mínimo 2 litros de água por dia; assim controlamos a hidratação e temperatura corporal;
  • Associar um plano alimentar balanceado aos exercícios físicos regulares, aumenta e melhora a qualidade de vida.
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Nada muito difícil nem tão novidade assim né, cá entre nós...
Gostei! rs

Um comentário:

  1. Parabéns Érika pela iniciativa. Recomendo tb: http://bit.ly/117RBvz

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O intuito deste blog é justamente a troca de ideias sobre o emagrecimento e o que envolve este processo. Por favor, DEIXE SEU COMENTÁRIO, pois essa troca é sempre benvinda!!

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