Hoje aconteceu minha primeira participação no grupo de emagrecimento Vivamil.
Quando estava indo comecei a pensar se deveria mesmo ter agendado. Será que eu não estava exagerando em participar de um grupo assim?
Vejam os meus pensamentos: "Acho que terá poucas pessoas, pois está bem cedo ainda"; "a maioria será de obesos, e por isso talvez não seja pra mim / não seja o que estou buscando"... Eram pensamentos sabotadores (vide livro Pense Magro, da Judith Beck pra entender) tentando me persuadir a continuar na zona de conforto de engorda rs... Estava completamente errada!!!!
Tinha mais ou menos 15 pessoas, umas mais gordinhas, outras nem tanto. E pra falar verdade, pelo que lembro de ter visto, ninguém era obeso. Talvez isso já diga um pouco do que é o serviço Vivamil Emagrecimento.
O objetivo principal não é o tratamento de uma doença, como uma obesidade mórbida (embora também sirva de apoio para este fim), mas sim a busca de saúde por meio da mudança de hábitos e emagrecimento - logo, qualquer pessoa pode participar.
Eu achei a proposta bastante interessante porque a palavra que me veio em mente na hora foi PREVENÇÃO. E prevenir é melhor do que remediar, não é mesmo?!?!
Não sei como será das próximas vezes em que a consulta for coletiva, mas por esta primeira impressão diria que a situação em grupo poderia ser mais bem aproveitada. Na verdade o que aconteceu hoje foi uma palestra, apenas. Quem quis e procurou conversar com algum outro integrante conversou; quem não buscou a interação, ficou calado. O simples fato de estar em grupo facilita a interação, mas eu acho que isso poderia ser usado também como uma forma de contribuir para o emagrecimento, a partir de uma troca de experiências ou algo do gênero, e, para tanto, ser facilitado por meio de uma intervenção com este objetivo.
Ninguém precisou falar de si mesmo e por que está no grupo, ninguém falou das dificuldades até então enfrentadas, ninguém falou sobre modelos estéticos impostos pela sociedade.... Tomara que isso tudo seja trabalhado de alguma forma das próximas vezes.
Aliás, acho que não vão ser as mesmas pessoas quando o encontro for em grupo novamente, já que cada um agenda a data e horário conforme suas próprias necessidades (o horário não é fixo).
Mas de qualquer forma, recomendo, acho que vale à pena pra quem está querendo emagrecer e é cliente do Grupo Amil.
Minha próxima participação ainda será na segunda quinzena de maio, e só então é que devo esperar pela dieta prescrita pela nutricionista...
Vamos aguardar pelas cenas do próximo capítulo rs