quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pense Magro - 1ª semana


Talvez não tenha ficado claro no post de ontem, mas minha motivação para o emagrecimento aumentou quando comecei a ler o livro Pense Magro, da Judith Beck.
O livro propõe uma mudança de pensamento com relação à dieta e aos hábitos para o emagrecimento a partir de 42 tarefas que devem ser feitas ao longo de 6 semanas (uma tarefa por dia).
No outro post comentei que comecei as tarefas no dia 08 de janeiro. No entanto, mesmo quinze dias depois, ainda estou na tarefa do dia 9 – Escolha um plano de exercícios. 
Isso por si só já mostra que estou tendo algumas dificuldades para seguir as tarefas e dá indícios dos pensamentos sabotadores que tenho. No entanto, não vejo isso como um problema tão grande, já que embora falhe alguns dias, persisto nos outros. O que tem acontecido é que aos finais de semana eu não faço as tarefas nem a leitura, e alguns dos outros dias ou eu não me organizo para ler, ou sinto a necessidade de retomar algo que já havia lido antes.
Mas o que posso dizer é que, apesar das dificuldades, já sinto alguma diferença no meu pensamento. 
Não é meu objetivo compartilhar aqui as minhas experiências para todas as tarefas do livro, mas acho interessante apresentar um pouco do que é proposto. Por esta razão, a seguir exponho o que é visto na primeira semana.

Semana 1
Prepare-se: aprenda os fundamentos

Você aprenderá estratégias cruciais das quais precisará para emagrecer com sucesso e permanecer com o novo peso.Utilizará as técnicas de terapia cognitiva para preparar a sua mente e seu ambiente para a dieta – componente importante para o sucesso.


Dia 1
REGISTRE AS VANTAGENS DE EMAGRECER
        Então, por que você quer emagrecer? Pense um pouco nessa pergunta. Qual o impacto que emagrecer terá sobre estes aspectos da sua vida? Leve em consideração:
  • Vida afetiva, amigos, família, profissão e vida social.
  • Nível de energia e participação em divertimentos e atividades recreacionais.
  • Corpo, saúde, auto-imagem e funcionamento mental.
Faça um cartão de enfrentamento com essas vantagens de emagrecer.
Cartões de enfrentamento são fichas que contêm mensagens escritas importantes para ajudá-lo a contrariar seus pensamentos sabotadores. Você precisa aprender a combater vigorosamente estes pensamentos.Você lerá estes cartões diariamente, pelo menos duas vezes por dia, enquanto estiver de dieta – e depois, periodicamente, pelo resto da vida.

Deixe lembretes com as vantagens em lugares que você possa vê-los com freqüência.

Dia 2
ESCOLHA DUAS DIETAS POSSÍVEIS
 No caso de uma dieta não funcionar, ou não a adaptação a ela não for fácil, uma segunda dieta pode ser mais eficaz. A dieta pode ser do tipo Planejamento alimentar ou do Sistema de contagem, tanto faz, desde que cada uma seja possível.

Diretrizes para uma dieta possível
- Sua dieta deve ser saudável.
- Escolha uma dieta que inclua alimentos de seu gosto de fácil preparo.
- Escolha uma dieta flexível.
- Escolha uma dieta que possa ser quebrada de forma planejada.
- Aprenda com o passado (dietas mal sucedidas).

Dia 3
SENTE-SE PARA COMER
      Assumir o compromisso de se sentar, todas as vezes em que for comer qualquer coisa – mesmo que seja só para dar uma mordida – você precisa necessariamente , tornar-se mais consciente das calorias de tudo o que põe na boca.
Ao comer de pé, você pode sentir-se fisicamente tão satisfeito quanto se estivesse sentado, mas psicologicamente isso não acontece. Sentir o gosto, mastigar e engolir alimentos lhe dá um certo grau de satisfação, mas você também precisa estar visualmente satisfeito. É necessário extrair o máximo de cada pedaço de alimento.

Dia 4
ELOGIE-SE
É importante aprender a dar créditos a si mesmo por tudo o que você faz certo.
ELOGIE-SE sempre que realizar as tarefas deste programa como, por exemplo, sentar para comer e ler Cartões de Enfrentamento. Por meio dos créditos, você reforça sua autoconfiança e constrói a consciência de que é forte e de que está no controle.
Quando come exageradamente ou come alguma coisa não planejada, você pode começar a se sentir desamparado, pensando “Eu simplesmente não consigo me obrigar a fazer o que é preciso”. Entretanto, os créditos recebidos pelas atitudes certas o tornam apto a encarar seus deslizes como erros de momento e não como eventos terríveis, evitando o sentimento de desesperança.

Dia 5
ALIMENTE-SE DEVAGAR E CONSCIENTEMENTE
       Existem duas razões bastante benéficas sobre a importância de comer devagar e conscientemente: 
- Quando você come devagar, seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito. 
- Quando você percebe e aprecia cada porção de comida, você se sente mais satisfeito depois de comer.

Desacelere:
- Descanse os talheres varias vezes durante a refeição e espere de 10 a 30 segundos antes de pegá-los novamente.
- Repare na hora que começou e terminou a refeição, e tente, a cada refeição, prolongar um pouco mais o seu tempo de duração.
- Faça refeições em uma atmosfera relaxada.
- Foque atentamente o alimento.
- Treine-se para comer com atenção apesar das distrações a sua volta. 

Dia 6
ENCONTRE UM TÉCNICO DE DIETA
        Encontrar alguém para apoiar você aumenta sua chance de sucesso. Você precisa de uma pessoa real para conversar, alguém de quem você goste e de quem você possa depender.

Seu técnico pode:
- Manter você motivado
- Construir sua autoconfiança
- Ajudar a solucionar problemas
- Ajudar a manter a responsabilidade
- Ajuda você a ter uma perspectiva funcional
  
Dia 7
ORGANIZE O AMBIENTE
      É muito importante evitar os estímulos ambientais, principalmente quando se está iniciando a dieta. "Longe dos olhos, longe do coração" é uma boa política nesse momento.
       Prepare sua casa e seu ambiente de trabalho, colocando alimentos tentadores onde não possa vê-los facilmente - e todos os alimentos permitidos pela sua dieta, totalmente a vista.


3 comentários:

O intuito deste blog é justamente a troca de ideias sobre o emagrecimento e o que envolve este processo. Por favor, DEIXE SEU COMENTÁRIO, pois essa troca é sempre benvinda!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...